VISITAS

PASSEIOS

Pode-se passear pelo pomar, conhecendo as diferentes variedades de oliveiras de que é composto, e isso em épocas distintas: em julho começa a floração; entre outubro e dezembro a frutificação; entre o final de janeiro e meados de fevereiro ocorre a sara na fazenda. A extração dura um pouco mais, pois extraímos azeites para outros produtores. De acordo com o clima e a altitude, esses produtores podem trazer suas olivas de janeiro a abril. Como a cada ano esse período pode se modificar, consulte antes de planejar sua viagem. 

PROVA DE AZEITES

Durante todo o ano podem ser provados os azeites da safra, em sessões de degustação;

CONHECIMENTO

Pode-se conhecer tudo sobre os processos de cultivo, colheita, extração e produção. São eles que asseguram a qualidade de um azeite e as regras para sua compra e consumo.

EMPÓRIO

No Empório OLIQ encontram-se não apenas nossos azeites, mas também produtos da fazenda e da região: cosméticos feitos com azeite, como cremes e sabonetes, sprays feitos com lavanda e macela, para deixar sua cama e sua casa mais cheirosa, geleias e doces feitas com frutas da região da Mantiqueira e da Mata Atlântica – cereja do mato, grumixama, pitanga da Mantiqueira, chimango, limão capeta, amora e framboesa do mato, cambuci, e muitas outras. E também os doces típicos de uma fazenda: da bananinha ao doce de leite.

VISITA GUIADA

Estamos abertos de quinta a segunda-feira, das 10 às 17h.

Fazemos também visitas guiadas ao lagar (64 reais por pessoa), que compreendem a apresentação do olival e do lagar, bem como como do processo de cultivo de oliveiras e de extração de azeites de oliva e de abacate. Compreendem ainda uma sessão de degustação de azeites, seguindo os protocolos de distanciamento e segurança

As visitas guiadas ocorrem nos seguintes horários:

  • De quinta a segunda: 10h30 – 13h30 – 15h30
  • Valor R$ 64,00

Pedimos gentilmente que agende sua vista. Para fazer sua reserva, clique aqui.

A fazenda tem um acesso por terra ou outro por asfalto. Para se chegar pela estrada de terra, basta seguir a rodovia que liga São Bento do Sapucaí ao Sul de Minas e entrar na estrada à direita depois do primeiro quebra-mola que aparece ao se entrar  em Minas, no bairro Córrego da Foice, em Gonçalves. Por asfalto, é necessário entrar em São Bento e pegar a estrada que liga a cidade à Pedra do Baú. Na entrada à esquerda, em frente do Acampamento do Paio Grande, entrar e seguir as placas que indicam o Bairro do Cantagalo; utilizando essa estrada, você passará pela fazenda São José do Coimbra. Nela também se cultivam as oliveiras de OLIQ.

Atenção: Em épocas de chuvas, utilize o acesso pela Estrada do Coimbra. Clique aqui para seguir as orientações.

  • Os dois trajetos são feitos por meio de estradas rurais, que sobem pela Mantiqueira. Nem sempre – especialmente na época das chuvas – estão em boas condições. Por isso, não suba a serra se estiver chovendo forte e venha com algum espírito aventureiro: faz parte da viagem!
  • Para não se perder, use o Google Maps (clicando aqui) ou use o Mapa Turístico de São Bento (faça aqui o download).

Bom passeio!

UM LEMBRETE

Da Mantiqueira, nada se tira e nada fica. Estamos numa Área de Proteção Ambiental – uma APA. Sua legislação é rígida. Leve sua sacolinha de lixo e não retire nada da natureza – para guardar suas lembranças da visita, leve sua máquina de fotografia ou seu celular.

WIFI

O lagar possui rede wifi. O nome da rede é Clientes e não necessita de senha.