AZEITES DE ABACATE

SAFRA 2020

azeite-abacate-oliq-250ml

AZEITE DE ABACATE

Azeite de abacate 100% avocado: o puro azeite de abacate tem um sabor mais neutro que o do azeite de oliva, com leves notas de cogumelos e defumados. Ideal para uso em molhos, emulsões e para realçar o sabor de alimentos.

AZEITE DE ABACATE AROMATIZADO COM LIMÃO SICILIANO

Condimento à base de azeite de abacate e limão siciliano: é preparado com o azeite 100% avocado e cascas de limão siciliano; ideal para a finalização de peixes e carnes brancas, bem como para saladas.

azeite-abacate-com-limao-oliq-250ml

ABACATE TAMBÉM DÁ AZEITE?

No português do Brasil, existe uma palavra para designar as gorduras vegetais extraídas de sementes, normalmente com auxílio de solventes e submetidos a processos de refino: isso é óleo , de milho, soja ou algodão, por exemplo. Já a palavra azeite  designa gorduras vegetais  extraídas da polpa de frutas por meios puramente físicos, sem química nem altas temperaturas. Assim é o  azeite de oliva e o azeite de dendê (extraído da polpa do fruto de uma palmeira), e também o azeite de abacate.

O processo para obtenção desse azeite é semelhante ao de oliva. A polpa do abacate é amassada e batida até que a parte gordurosa se solte da polpa. Então, centrífugas são utilizadas para separar o azeite da polpa da fruta e da água. Tal qual  o azeite de oliva, o de abacate é a parte gordurosa do suco espremido da fruta, extraído sem utilização de nenhuma química.

QUAL A HISTÓRIA DESTE AZEITE?

Ao que tudo indica, foram os neozelandeses que iniciaram a produção de azeite de abacate extravirgem utilizando o mesmo maquinário com que se prduz o azeite de oliva. Hoje, o Chile se destaca como um dos maiores produtores e exportadores, para os EUA e para a Europa.

Aqui no Brasil, a safra da azeitona vai de janeiro a abril, já a do abacate, se estende de julho a novembro. Ou seja, pode-se aproveitar o mesmo maquinário instalado para a produção do azeite de oliva, nos meses em que estaria ocioso.

No Lagar de OLIQ, os primeiros testes para extrair azeite de abacate aconteceram em 2017, graças a parceria com o produtor de abacate Antonio Carlos Ferreira Junior, da Fazenda Vão d´Água, em Itatinga – SP. Desde então, a parceria vem se renovando ano a ano e outros produtores de abacate tem trazido seus frutos para extração.

AZEITE DE ABACATE: UM ALIMENTO SAUDÁVEL

O consumo de azeite de abacate está associado a uma expressiva redução de glicemia, colesterol total, LDL-colesterol, triglicérides. Está também associado a uma melhoria das taxas de insulina, bem como a uma diminuição dos riscos de aterosclerose.

Num experimento com seres humanos que consumiam o azeite, pela manhã, no lugar da manteiga, esses resultados se mostraram significativos. Trata-se de pesquisa realizada por Cibele Priscila Busch Furlan, desenvolvida junto à Faculdade de Engenharia de Alimentos (FEA) da Unicamp e concluída na Universidade de Lund, na Suécia. No trabalho também se encontra uma revisão da literatura a respeito dos benefícios dos azeites.

0
0

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar