Um espaço cuidadosamente planejado para que a visita à OLIQ seja inesquecível: gastronomia de primeira, num ambiente charmoso e aconchegante.

Em releituras contemporâneas, o cardápio integra a culinária tradicional caipira, da Paulistânia, à milenar cultura do azeite, originária do Mediterrâneo. Os pratos são primorosos, com opções de carnes, peixes, massas e veganos. No bar, destacam-se as cartas de vinhos e cervejas artesanais da Mantiqueira; além de drinks que, como os pratos, exploram ingredientes frescos cultivados na própria fazenda.

O Restaurante

O sonho de proporcionar aos visitantes uma experiência mais ampla motivou Vera e Antônio a construírem um restaurante que integrasse a cultura regional à dos azeites, com um toque contemporâneo.

O projeto arquitetônico foi desenvolvido pela Play Arquitetura, sob a batuta de Marcelo Alvarenga e Juliana Figueiró, os mesmos que assinam o projeto do Lagar. Os ambientes do restaurante são aconchegantes e perfeitamente integrados aos pomares e jardins circundantes, assim como à área onde o azeite OLIQ é produzido. O serviço conta com os moradores dos bairros rurais do entorno, gente que gosta de receber bem e mostrar os encantos do lugar.

Concomitante ao projeto arquitetônico, foi desenvolvido o projeto gastronômico do restaurante, este conduzido pelos consultores Carlos Silffert e Marina Hernandez. Esses dois chefes maravilhosos souberam converter os sonhos de Vera e Antônio em realidade; mergulharam no espírito da fazenda e fizeram sua tradução no cardápio. O projeto gastronômico foi assim moldando o desenho da cozinha, que acabou ganhando uma linda parrilla, boa parte do ano alimentada com lenha de oliveira, a madeira que sobra das podas dos olivais.

Carlos e Marina seguem responsáveis pelo desenvolvimento do cardápio e o talentoso sambentista Flávio Matias, chefe executivo, põe a orquestra para tocar, afinando os naipes da cozinha e do salão.

 

 

 

 

Menu sazonal e criativo

O cardápio é enxuto e criativo, com opções para todos os gostos, sempre bem regadas com os azeites OLIQ. No couvert, há um trio de antepastos acompanhado de pães feitos na casa e um azeite batido surpreendente, na consistência de manteiga.  A salada vem da horta que fica a poucos metros do salão e já anuncia a combinação de beleza e sabor que caracteriza todos os pratos. Nas temporadas frias, se pode também começar aquecendo a alma com sopinhas deliciosas.

Como petiscos, são servidos, entre outros, bolinhos de bacalhau – honrando nossa herança lusitana – e o pastelzinho caipira, com massa de milho e recheio de linguiça com um toque de erva doce, como reza nossa raiz caipira.

Os pratos principais saem quase todos da parilla no ponto perfeito: o lombo de bacalhau (cozido no sous vide), o bife de chorizo, o ribeye suíno ou o steak de couve-flor. Já a truta salmonada vem fresquinha, de um dos melhores criatórios da região. Para a temporada de inverno, pratos caldosos, como o assado de cordeiro, complementam as opções.

O contorno que faz companhia a esses principais é escolhido pelo comensal. São opções cheias de inspiração regional: o queridinho risoto moreno, a polenta rústica com fonduta de queijo, o cuscuz da roça, o gratinado de chuchu com queijo gruyère, o mix de chips ou os legumes na brasa.

Drinks e Releituras

O Restaurante Oliq oferece uma carta especial de vinhos e cervejas produzidos na Serra da Mantiqueira e garimpados pelo nosso chefe. Com a parceria das importadoras Mistral, Vince e Adega Alentejana, oferece também uma carta com vinhos do mundo, que ampliam as opções para acompanhar a boa comida.

Na área dos drinks, você encontra desde os grandes clássicos até releituras com introdução de ingredientes da fazenda. O destaque é o drink OLIQ, três shots a base de tequila finalizados com azeites. São servidos também sucos e sodas preparadas com frutas frescas colhidas no pomar.

O Restaurante Oliq está aberto de quinta a segunda, das 10h às 17h, para petiscos, drinks e almoço. Nas quartas, somente petiscos e drinks

Para o restaurante, de quinta a segunda, é necessário fazer reserva antecipada no link www.oliq.com.br/reservas

0
0

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar